Historia de São Rafael


A história de São Rafael começou com um povoamento indígena dos janduís e cariris próximo ao rio Piranhas, serra da Pindoba e Saco das Palmeiras. O povoado de Caiçara começa no ano de 1675, logo depois da invasão dos colonos portugueses.

Caiçara passou a ser chamada de São Rafael no decorrer dos ano de 1845 e 1880 pelo um missionário Capuchinho de nome Frei Serafim de Catãnia.

Com sua localização perto do rio, a Agropecuária, e, a criação de bovinos, caprinos, ovinos e suínos, destacou-se muito. Além disso na extração vegetal, a produção da cera da carnaúba e semente de oiticica eram bem trabalhadas.

No período de 1856 ate 1983 aconteceram diversos fatos dentre os quais;

- Criação da primeira escola de alfabetização que recebeu o nome de "Cadeira das Primeiras Letras" (1856);

- Construção do cemitério público (1908);

- Implantação do serviço postal e telegráfico (1917);

- Com uma condição bem estruturada São Rafael passou a condição de distrito de Santana dos Matos (1938);

- Instalação do Grupo Escolar Tristão de Barros (1940) ;

- Surgimento das minas de xelita, mármore, areia monazita e barita 1942);

- Emancipação política, as terras de São Rafael são desvinculadas de Santana dos Matos e Açu (1949);

- O primeiro prefeito e empossado Genésio Cabral de Lima - Tenente P.M.;

- Construção da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no leito do Rio Piranhas ou Açu (1979);

- Com a chegada das águas pela barragem surgiu a necessidade da construção de uma nova cidade para abrigar seus 4,450 mil habitantes foi aí que surgiu a nova São Rafael com área de 45,000 metros quadrados inclusive com saneamento básico (1983);

Atualmente São Rafael passa por constantes mudanças.

Dados Geográficos

Localização
São Rafael fica a 223km de Natal - RN.

Limites:
Ao Norte com Açu e Itajá
Ao Sul com Jucuturu
Ao Leste com Santana dos Matos
Ao Oeste com Paraú e Açu

Relevo
O relevo é bastante acidentado e ondulado, formado por um conjunto de serra e serrotes principalmente nas partes lestes e oeste do município. Na parte leste está localizada as serras da lájea formosa e serra branca, ao oeste a serra do João do Vale, ao sul a serra do Pindoba.

Vegetação
Devido aos aspectos climatológicos a nossa vegetação é baseada nas plantas xerófilas de cactáceas e bromeliáceas. A cobertura vegetal do município é formada pela jurema preta, o pereiro, mulungu, marmeleiro, pau-d'arco, mufumbo, faveleiro, craibeira e outras plantas que resistem as fortes secas. Na área da caatinga predomina o xiquexique, facheiro, mandacaru, palmatória, coroa-de-fadre e a macambira .

Clima
O município se localiza no semi-árido do Nordeste, onde predomina elevadas temperaturas e estação chuvosa curta e irregular. Sua temperatura média anual é em torno de 30ºC com reduzida amplitude térmica, onde a menor temperatura é de 25ºC no mês de julho.

Fauna
As especíes da fauna são:raposa, guaxinim, cobra, rouxinol, galinha d'agua, pardal, etc. As extintas são: ema, arara, papagaio, macaco, cutia, veado, jacu, caititu.

RECURSOS HÍDRICOS

Águas Superficiais

O município de São Rafael encontra-se totalmente inserido nos domínios da bacia hidrográfica Piranhas-Açu, sendo banhado pelas sub-bacias dos rios Piranhas, Pindoba e da Serra Branca. Os principais tributários são os riachos das Carnaúbas, Cavalo Bravo, do Mineiro, Serra Branca e do Jatobá. Os principais corpos de acumulação são: os açudes Cavalo Bravo (100.000m3/p úblico), Jobear (100.000m3/comunitário) e Serra Branca (100.000m3/comunitário). Todos os cursos d’ água têm regime intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico.

Águas Subterrâneas

Domínios Hidrogeológicos

O município de São Rafael está totalmente inserido no Domínio Hidrogeológico Fissural. O Domínio Fissural é composto de rochas do embasamento cristalino que englobam o sub-domínio rochas metamórficas constituído pelo Complexo Caicó, Formação Jucurutu e Formação Seridó, e o sub-domínio rochas ígneas da Suíte calcialcalina Itaporanga, Suíte calcialcalina Conceição e da Suíte Poço da Cruz. Com relação à propriedade dos terrenos onde estão localizados os pontos d’ água cadastrados, podemos ter: terrenos públicos, quando os terrenos forem de serventia pública e particulares, quando forem de uso privado. Conforme ilustrado na fig.6.2, existem 08 pontos d’ água em terrenos públicos e 02 em terrenos particulares.

Natureza da propriedade dos terrenos onde existem poços tubulares. Quanto ao tipo de abastecimento a que se destina a água, os pontos cadastrados foram classificados em: comunitários, quando atendem a várias famílias e particulares, quando atendem apenas ao seu proprietário. A fig.6.3 mostra que 03 pontos d’ água destinam-se ao atendimento comunitário e 07 pontos não tiveram a finalidade do abastecimento definida.

Fonte:
Ministério de Minas e Energia
Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético
Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral
Programa Luz Para Todos
Programa de Desenvolvimento Energético dos Estados e Municí pios - PRODEEM
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial

Inicialmente chamado Caiçara, o município de São Rafael começou num aldeamento indígena, nas proximidades do rio Piranhas. Por estar nas vizinhanças do rio, logo suas terras foram aproveitadas para a criação de gado e para a plantação de lavouras, fazendo surgir um bom contingente populacional, em meados do século XVIII. O Capitão João Francisco da Costa era grande proprietário das terras de Caiçara, em 1765.
O frei Serafim de Catânia, missionário capuchinho presente na área nos anos de 1845 e 1850, mudou o nome da localidade para São Rafael. A mudança não foi bem aceita, inicialmente, pela população.
Em 1858 foi criada uma escola de alfabetização chamada Cadeira de Primeiras Letras, que ensinava ao povo o nome Caiçara, ignorando a denominação imposta pelo frei capuchinho. Mas São Rafael foi o nome que prevaleceu oficialmente.
Os mais antigos destacaram a participação sempre otimista e desbravadora do grande incentivador Luiz Martins de Oliveira Barros, que teve decisiva participação na construção do cemitério público em 1908, na edificação do galpão feito para a realização de feiras, na construção da igreja, da casa paroquial e na instalação dos serviços postais e telegráficos.
Já bem estruturada, a localidade de São Rafael passou à condição de distrito de Santana do Matos no ano de 1938.
Em 23 de dezembro de 1948, através da Lei no 146, São Rafael conquistou sua emancipação política, desmembrando-se de Santana do Matos e tornando-se município do Rio Grande do Norte. No início da década de 80 com a construção da barragem Armando Ribeiro gonçalves, toda a população urbana e rural tiveram que mudar para a nova sede do município onde residem até os dias de hoje.


Economia


A economia de São Rafael atualmente esta vinculada diretamente a pesca, e a pedreira que fica localizada no início da cidade. Dentre a variedade de peixes estão: Tucunaré, Tilápia, Tambaqui, Pescada, Curimatã, Traíra, Carpa, Piau, Apanhari. Alguns projetos futuros da prefeitura irâo proporcionar um aproveitamento melhor do pescado e também a irrigação para a agricultura.

Aspectos Socioeconômicos

O município de São Rafael foi criado pela Lei nº 146, de 23/12/1948, desmembrado de Santana do Matos. Segundo o censo de 2000, a população total residente é de 8.201 habitantes, dos quais 4.128 do sexo masculino (50,30%) e 4.070 do sexo feminino (49,70%), sendo que 5.384 vivem na área urbana (65,70) e 2.817 na área rural (34,30%). A população atual estimada é de 8.425 habitantes (IBGE/2005). A densidade demográfica é 19,09 hab/km2. A rede de saúde dispõe de 01 Hospital e 22 leitos. Na área educacional, o município possui 28 estabelecimentos de ensino, sendo 06 de ensino pré-escolar, 21 de ensino Fundamental e 01 de ensino médio. Da população total, 63,90% são alfabetizados. O município possui 2.123 domicílios permanentes, sendo 1.441 na área urbana e 682 na área rural. Existem ainda, 1.520 domicílios com abastecimento d’ água através da rede geral, 375 através de poço ou nascente e 228 por outras fontes. Apenas 1.108 domicílios estão ligados à rede de esgotos e 1.334 têm coleta regular de lixo. As principais atividades econômicas são: agropecuária, extrativismo e comércio. Na infra-estrutura existem: 01 Agência dos Correios, 01 Hotel e 01 Pensão, além de 86 empresas com CNPJ atuantes no comércio varejista. (Fonte: IDEMA – 2001). No ranking de desenvolvimento, São Rafael está em 69º lugar no estado (69/167 municípios) e em 3.979º lugar no Brasil (3.979/5.561 municípios).



Cultura
A cidade de São Rafael é repleta de vários artistas. Apartir da internet um meio de comunicação muito utilizado, você ficará sabendo a respeito dos artistas de São Rafael. Entre eles estão: Arimar Jales, Arleno Farias, Banda Vírus Musical, entre outras.

Carnaval

O primeiro Carnaval Solidário de São Rafael foi um sucesso total. Contou com a participação de mais de 10.000 foliões durante os quatro dias de festas, e, foi eleito o 3º mais animado de todo o Rio Grande do Norte. Veja as fotos e fique por dentro do que aconteceu na festa.

0 comentários

Postar um comentário